Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

Um blog para todas as mulheres depois dos “entas” . Mulheres que, na plenitude das suas vidas, desejam celebrar a liberdade de assumirem a sua idade, as suas rugas, os seus cabelos brancos e que querem ser felizes

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

Ter animais de estimação é melhor para crianças do que ter irmãos, indica estudo

lambidas-de-cachorro-no-rosto-SERGEY LAVRENTEVSHUTTERSTOCK 0816-1400x800

SERGEY LAVRENTEV/SHUTTERSTOCK

 

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos anos 2000, as brasileiras tinham, em média, 2,14 filhos, mas este número caiu para 1,74 em 2014. Ou seja, cada vez mais casais estão optando por ter apenas um filho.

Se também planeia ter um  filho único, mas tem medo de que ele se sinta muito solitário sem irmãos, um novo estudo traz uma boa notícia: as crianças têm mais satisfação com animais de estimação do que com irmãozinhos.

 Investigadores da Universidade de Cambridge, em Inglaterra. chegaram a esta conclusão, após estudos  com 77 crianças de 12 anos de idade, cujo resultado acaba de ser publicado no Journal of Applied Developmental Psychology. Todos os entrevistados tinham, pelo menos, um animal de estimação e um irmão.

 

bebe-crianca-cachorro-0916-1400x800 MONKEY BUSINESS IMAGESSHUTTERSTOCK

 MONKEY BUSINESS IMAGESSHUTTERSTOCK

 

Vantagens de ter um animal de estimação

A pesquisa aponta ainda para grandes evidências de que os animais domésticos podem contribuir muito para o desenvolvimento da criança e exercer um impacto positivo nas habilidades sociais e no bem-estar emocional delas.

"Qualquer um que amou um animal de estimação na infância sabe que nós nos aproximamos deles devido ao companheirismo e conforme nos conhecemos, assim como em relacionamentos com pessoas," diz Matt Cassells, psiquiatra que conduziu o estudo.

Apesar dos benefícios serem válidos para todos os tipos  de animais de estimação, as crianças que têm cachorros demonstraram ainda mais satisfação e companheirismo com seu bichinho, que donos de animais de outras espécies.

As meninas demonstraram mais proximidade, companheirismo e até conflitos com os animais, o que pode indicar que elas interagem mais e de maneiras diferentes com seus amigos de quatro patas.

 

gatos-filhotes-animais-0916-1400x800 LILIYA KULIANIONAKSHUTTERSTOCK

LILIYA KULIANIONAKSHUTTERSTOCK

 

Benefícios para a saúde

“Existem evidências crescentes que mostram que animais de estimação propiciam benefícios para a saúde humana e coesão social”, comenta Nancy Gee, que é pesquisadora na área da interacção humana-animal e co-autora do estudo.

Para Nancy, o apoio social que as crianças recebem de seus animais pode contribuir para um futuro bem-estar psicológico.

 

Fonte: Journal of Applied Developmental Psychology.

 

Mandy Martins Pereira escreve de aordo com a ortografia antiga

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.