Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

Um blog para todas as mulheres depois dos “entas” . Mulheres que, na plenitude das suas vidas, desejam celebrar a liberdade de assumirem a sua idade, as suas rugas, os seus cabelos brancos e que querem ser felizes

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

O stress faz o cabelo ficar grisalho mais depressa?

Porque ficam os cabelos brancos...

 

Embora um pouco de stress possa ser benéfico para as pessoas, o seu excesso é associado a uma série de condições perigosas para a saúde, incluindo doenças cardíacas, dores de cabeça, problemas de estômago, distúrbios do sono e um sistema imunológico comprometido, entre outros.

O stress também pode ter um efeito sobre a nossa aparência pessoal, pois pode causar alterações na pele, como acne e psoríase (doença auto-imune que causa manchas na pele) e desencadear alterações nos pelos e cabelos, como o eflúvio telógeno (queda de cabelos devido a deficiência nutricional, stress emocional ou alterações hormonais) e a alopecia areata (perda total ou parcial de pelos e cabelos, relacionada a factores auto-imunes, sendo o seu agravamento influenciado por factores emocionais).

 

Mas, como num estalar de dedos, pode o stress fazer com que os cabelos fiquem grisalhos mais rapidamente ?

Quando Marie Antoinette (rainha francesa condenada a morte, por guilhotina, em 1793)  apareceu para a sua execução, com os cabelos grisalhos os que assistiam ficaram chocados e todos acreditaram que a cor do seu cabelo mudou durante a noite, devido ao seu sofrimento pela espera da consumação da pena.

Mais recentemente, os presidente dos EUA, são submetidos a um tratamento antes e depois do mandato, o qual pretende mostrar o quão stressante é o trabalho de governar o país.

No caso da rainha francesa, o envelhecimento repentino foi, provavelmente, devido à remoção das perucas ou falta de acesso a tintas de cabelos.

No caso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o seu barbeiro jura que o presidente nunca usou corantes capilares.

Portanto, o mais provável é que estejamos a ver os sinais do envelhecimento normal.

Cerca de 50% das pessoas com 50 anos apresentam cabelos grisalhos. E, esta coloração, geralmente, começa a aparecer entre as idades de 30 e 35 anos, mas a taxa de cinza difere de acordo com factores como raça (indivíduos da raça branca tendem a apresentar a coloração acinzentada antes de asiáticos ou negros).

Considerando o que já foi dito acima, a partir do momento em que o stress cause a perda de cabelo, é possível que esta perda possa fazer com que os cabelos grisalhos fiquem mais visíveis.

Neste artigo, no entanto, estamos interessados ​​em saber se o stress  pode causar com que um cabelo cresça, a partir da raiz, como cinza ou branco.

Antes de nos debroçarmos, ainda que sumariamente,  sobre algumas teorias actuais  neste processo, vamos analisar por que tem cor o nosso cabelo .

Porque tem cor o cabelo?

As nossas cabeças contêm centenas de milhares de folículos capilares, os quais são responsáveis pela produção de cabelos e pelos.

Células, conhecidas como queratinócitos, produzem a queratina, a qual forma o nosso cabelo (pele e unhas também são compostas de queratina).

Porém, antes do fio de cabelo emergir do folículo, outras células conhecidas como melanócitos injectam um pigmento, chamado melanina, na queratina que está a ser produzida.

Quando o cabelo fica cinza, é devido a baixas quantidades de melanina, e quando o cabelo fica completamente branco, significa que ele, de todo,  já não tem melanina .

Mas por que deixam as nossas células de produzir melanina, à medida que envelhecemos?

Por que ficam os cabelos grisalhos?

Não há uma  ligação directa entre o stress e os cabelos grisalhos.

Na realidade, para se saber quando os cabelos ficarão grisalhos, basta olhar para os pais e os antecedentes, uma vez que os folículos capilares são comandados pela genética.

Porém, nos últimos anos, os cientistas têm pesquisado mais para determinar o que está a acontecer com os nossos genes e células, quando o cabelo fica grisalho, não porque eles querem resolver os mistérios de cabelos grisalhos, mas sim porque o nosso cabelo pode revelar informações muito utéis no tratamento de outras condições relacionadas com o envelhecimento.

(...) A próxima tarefa para esses investigadores? Descobrir porque diminuem a quantidade de células dos melanócitos, quando se trata de cabelo enquanto eles se reproduzem em níveis elevados na pele e formam tumores cancerígenos. 

(...) Concluindo, a nossa capacidade  para lidar com grandes quantidades de stresse podem, de facto, estar interligadas aos nossos genes, o que significa que quando o assunto é cabelo grisalho, o destino genético irá predominar. Em suma, tudo gira à volta dos nossos pais.

CURIOSIDADE

Cores de cabelo diferentes

Embora os cabelos apresentem uma variedade de matizes, existem apenas dois tipos de melanina, ou pigmentos.

A eumelanina é um pigmento castanho escuro (marrom escuro) ou preto, enquanto que a feomelanina é amarelo avermelhado.

Quando estes dois pigmentos se combinam em diferentes níveis, ditados pela genética, e produzem a ampla gama de cores de cabelo que todos nós conhecemos.

 

Fonte: Traduzido e adaptado de  health.howstuffworks.com/wellness/aging/aging-process/stress-gray-hair.htm

 

Mandy Martins-Pereira escreve de acordo com a ortografia antiga.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.