Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

Um blog para todas as mulheres depois dos “entas” . Mulheres que, na plenitude das suas vidas, desejam celebrar a liberdade de assumirem a sua idade, as suas rugas, os seus cabelos brancos e que querem ser felizes

A Senhora Dança? A Mandy pelas danças da vida.

CURANDEIRAS, BENZEDEIRAS, FEITICEIRAS - SÁBIAS DESAPARECIDAS ESTÃO DE VOLTA

mulheres_curandeiras Tasha Tudor 4

As curandeiras ou benzedeiras  fazem parte de um antigo arquétipo da humanidade. Em todas as lendas e mitos, quando há alguém doente ou com dores, sempre aparece uma mulher idosa para oferecer um chazinho, fazer uma compressa, dar um conselho sábio. Na verdade, a mulher idosa é um arquétipo da ‘curandeira’, também chamada nos mitos Grande Mãe.

mulheres curandeiras 3 - Tasha Tudor

Estas mulheres sábias, que por muito tempo andaram escondias, ou até mesmo desaparecidas, regressam hoje,  com um diploma de pós-graduação nas mãos e um sorriso maroto nos lábios. O seu saber, os seus conhecimentos mudaram de nome. Chamam-se hoje: Terapias Alternativas. Medicina Vibracional, Fitoterapia, Homeopatia, Florais, …são reconhecidas e respeitadas. Muitas têm os seus consultórios e dão palestras.

mulheres_curandeiras1

“Toda a mulher é parecida com uma árvore. Nas camadas mais profundas da sua alma ela abriga raízes vitais que puxam a energia das profundezas para cima, para nutrir as suas folhas, flores e frutos. Ninguém compreende de onde uma mulher retira tanta força, tanta esperança, tanta vida. Mesmo quando são cortadas, tolhidas, retalhadas, das suas raízes ainda nascem rebentos,  que vão trazer tudo de volta à vida outra vez”, escreveu um dia Clarissa Pinkola.

mulheres curandeiras 2 - Tasha Tudor Erveira

Por isso, as mulheres entendem e conhecem as plantas que curam; compreendem os ciclos da Lua, das estações que vão e vem ao longo da roda do Sol pelo céu. Elas têm um pacto com essa fonte sábia e misteriosa que é a Mãe Natureza. Prova disso é que sempre se encontram mulheres nos bancos das salas de aula, prontas para aprender, para recomeçar, para ampliar sua visão interior. Elas não param de voltar a crescer…

mulheres_curandeiras

Nunca escrevem tratados sobre o que sabem, mas como sabem Coisas! Hoje os cientistas estão a descobrir o que as nossas avós já diziam: as plantas têm consciência! Elas são capazes de entender e corresponder ao ambiente à sua volta. Converse com o “dente-de-leão” para ver… comunique com as plantas de seu jardim, com as flores nos seus vasos, com as suas ervas e raízes. O segredo é sempre o AMOR.

Mulheres curandeiras-2 dente-de-leao

A verdade é que, no fundo, todas as mulheres são curandeiras.  Mais evidente numas que noutras, todas as Mulheres têm uma força, que alimenta de bondade todos aqueles que as rodeiam, que olham com olhos serenos a vida, que são sinceras com a sua identidade, que curam com um beijo…

 

Uma curandeira é aquela mulher cheia de energia, que infunde e transmite carinho, que abraça o amor com mais amor, que sabe guardar segredos, que vai fundo, que conhece o perdão, que vive em graça, que ensina a saber.

 

Uma curandeira é humana, compreensiva, conhecedora do seu poder, da sua inspiração, da sua permanência, do seu caos e ordem, defensora da sua vida, das suas necessidades, dos seus sonhos e das bagagens das suas lembranças.

 

Portanto, uma mulher curandeira é aquela que onde passa, fica. É aquela que colhe sempre do coração, que pisa forte, que é consciente do que ocorre ao seu redor, que é decisiva.

 

Não conhece a perfeição nem a imperfeição. Simplesmente É. E com essa potência ajuda os outros a SEREM, mas para isso é necessário vocação, uma luta com os seus juízos, um conflito com o seu entorno.

 

Ser uma mulher curandeira nem sempre é fácil, há que lutar muito. É preciso lutar contra tudo aquilo que não permite sentir o que cada momento transmite, que tenta mudar os direitos, que tenta submeter os seus sonhos, que menospreza a sua necessidade.

 

Portanto, ser uma curandeira também é saber dizer basta, não permitir a escravidão, ser uma só, não necessitar, mas amar sem medida e acima de qualquer coisa. A partir daí, encontramos a balança que hipnotiza o equilíbrio emocional da MULHER.

 

unnamed

Mandy Martins-Pereira escreve de acordo com a antiga ortografia.

 

Texto adaptado  partir do texto de Mani Alvarez (*)

 

Imagens : Tasha Tudor e Web

 

(*) Coordenadora do curso de pós-graduação em Práticas Complementares em Saúde

       Artigo foi publicado pelo Jornal 100% Vida de Maio/2012

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.